segunda-feira, 29 de junho de 2009

Feliz Aniversário meu pai.



Hoje é dia de São Pedro, estou um pouco melancólica. Se meu papito estive estre nós, estaria de aniversário. Isto me faz lembrar as grandes festas que ele dava quando éramos crianças e adolescente. Na rua onde morávamos, não era asfaltada, então ele fazia fogueira, pois era permitido e não tinha perigo pois sempre ficavam vários adultos observando e tomando os devidos cuidados inclusive com os fogos e estrelinhas....cada ano minha mãe fazia um tipo de menu, o mocotó era maravilhoso, a maioria vibrava quando ficavam sabendo que era este o prato do ano, em outro era putiero( muitos confundem com sopão ou fervido), em outro ano era churrasc. E as sobremesas, pudins, doce de laranja, doce de figo, de abóbora entre outros e o maravilhoso e irresistível sagú de vinho com molho de baunilha, este era imperdível, eu adorava quando sobrava bastante assim no outro dia não queria saber de comer outro tipo de alimento só o sagu....a rua toda era convidada para a festa e claro os parentes e amigos também...dava um trabalho danado a todos nós mas a satisfação e alegria com que meu pai ficava, fazia valer apena todo o trabalho da praparação. Onde quer que estejas , meu pai, sabes que teus filhos te amam muito e obrigado por ter sido nosso pai.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Dando continuidade as festas juninas....



Farofa de pinhão II
1 colher (sopa) de margarina
1 cebola média cortada em cubos pequenos
400 g de pinhão cozido e cortado em cubos pequenos
1 embalagem de maionese sabor azeitona
2 ovos cozidos picados
2 xícaras chá) de arroz cozido ou farinha de mandioca crua
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Em uma panela grande, aqueça a margarina e refogue a cebola até dourar. Junte o pinhão e refogue por mais 3 minutos Acrescente a maionese e os ovos. Misture. Junte a farinha de mandioca e o cheiro-verde, aos poucos e misturando sempre, até os ingredientes ficarem bem incorporados. Retire do fogo, passe para uma tigela e sirva .

quarta-feira, 24 de junho de 2009

E viva São João....

Me encontrava numa situação em que gostaria de fazer algum prato gostoso, mas geralmente a maioria necessitava de ir ao forno (convencional). Então sempre tenho que fazer adaptações e aí é que surgem boas receitas...só que fiquei com preguiça desta engenhosidade...pois meu tempo anda um pouco curto em casa (encomendas de artesanato), que resolvi pesquisar na internet e descobri este bolo que não leva farinha e pelos comentários agregados e ele, foram de bons elogios. Ainda não o fiz e se alguém o fizer por favor me traga um pedaçinho....(Mari). Dependendo da quantidade acho que tenha que duplicar a receita

Bolo de milho
-4 ovos
-1 lata de leite condensado
-100g de coco ralado sem açúcar
-1 lata de milho verde escorrida
-1 colher (sopa) de margarina
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-canela em pó
Bata os ingredientes no liquidificador por uns 8 minutos menos o côco e o fermento, bata até triturar bem o milho. Misture o côco e o fermento, coloque a massa em uma forma própria para microondas untada com margarina. Polvilhe acúcar e canela em pó, leve para assar em potência alta por 10 minutos. Depois de assado, deixe esfriar e desenforme.Se gelar ficará mais gostoso ainda.
Obs.:o côco é adicionado depois para facilitar a trituração do milho. Se vc quiser assar em forno convencional, acredito que deva levar uns 40 minutos a temperatura de 180ºgraus.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pratinho simples e gostoso

Não sou especialista em culinária mas adoro pilotar um fogão e para quem gosta da mesma coisa, fazer este prato vai ser moleza além de voce receber elogios.


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fácil preparo.

Acessando um site portugues, descobri um pão de queijo que foge ao tradicional, até porque me parece sem bem mais fácil de preparar. Ainda não o fiz mais assim que for para a casa de marido certamente farei para o lanchinho.