quinta-feira, 14 de maio de 2009

Apenas "mais" uma reforma...


Fazendo uma faxina nos meus guardados literários, deparei com uma pequena revistinha, que havia sido emprestada por minha cunhada. Com um aspecto um pouco envelhecido da capa, fiquei curiosa para verificar a data da edição. Decobri em letras miúdas que fora editado em 1936....sim 1936. Minha mãe estavam então com seus 13 anos de idade e ainda brincando de casinha (eu acho)...Ele é de poucas páginas e o ossunto é sobre Economia Culinária, escrita pela D.Maria Silveira, Directora da Cozinha Royal. Sim meus caros, directora com C mudo...e assim fui lendo o pequeno livreto, adorando algumas receitas e confesso que tendo algumas dificuldades visuais com a grafia escrita na época de muitas palavras como assucar, chicara, hypothese, humido, recommendamos e assim muitas outras. Fico a imaginar para os adultos da época, como não deve ter sido sofrido se adaptar a atual escrita. E eu achando dificil a reforma ortográfia, que inclui apenas trema, acentuação e hífens..
Muitas vezes descobrimos coisas novas em velhos guardados que pensamos em nos desfazer...Guardo pela relíquia, pelo ano em que foi editado...Postarei mais tarde algumas dessas receitas...